Atividades minerárias e o Estudo de Impacto Ambiental



Olá Boa tarde!

Um pouco mais sobre as leis ambientais!

 A Lei da PNMA trouxe a exigência de avaliação prévia dos impactos ambientais de empreendimentos de significativo impacto ambiental como instrumento de proteção ambiental, in verbis: “Art. 9º. São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: [...] III - a avaliação de impactos ambientais”.
O estudo de impacto ambiental na realidade brasileira.
 Entre os estudos ambientais inseridos no licenciamento, destaca-se o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/RIMA), instrumento previsto na Constituição Federal e personagem principal do modelo de prevenção de danos ao meio ambiente. Esse instrumento, que deve ser prévio à implantação do empreendimento e ao início da atividade, instrui o pedido de licença ambiental nos casos de atividade ou empreendimento que causem significativa degradação ambiental.
 A exigência do Estudo de Impacto Ambiental para atividades de significativo impacto se fundamenta no art. 225, § 1º, inciso IV, da Constituição Federal, que incumbe ao Poder Público, para assegurar a efetividade do direito consagrado: Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. (BRASIL, 1988). Por outro lado, a Resolução CONAMA nº 001/86, no seu art. 2º, estipula: Art. 2º. Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental – RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da SEMA em caráter supletivo, o licenciamento das atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: [...] IX - Extração de minério, inclusive os da classe II, definidas no Código de Mineração.


Um forte abraço...

Comentários

  1. Oi Alana!
    Quantas coisas a gente ainda precisa aprender e mais importante ainda é seguir o ensinamento. Tomara que um dia o ser humano aprenda a dar valor a própria com isso né?
    Menina, eu fiquei afastada do blog por conta da incompetência da minha operadora de internet, é uma luta constante kkkk
    Obrigada pelo carinho, e sim vou ter o maior prazer uns quitutinhos p/vc kkkk
    Bjsssss querida

    ResponderExcluir
  2. Retificando:
    Vou ter o maior prazer em PREPARAR uns quitutinhos p/vc kk
    Mais bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinhaaa, muito obrigada pelo comentário!

      Estou sempre de olho nos teus quitutes mas, pode se preparar que vou ai ver de perto!!
      beijooos querida!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas