Chuva X Enchente


Olá, tudo bem com vocês?!

Hoje resolvi falar um pouco sobre a ação da natureza, em relação ao ser humano.

   Essa semana o Rio Grande do Sul, está sobre uma influência de altos volumes de chuva.
  O que deve ser comemorado para muitos, água é vida. Mas, é com esse grande volume de chuva, que ocorre muitas tragédias, em todo o Estado.
 Famílias, que residem perto de rios, lagos, entre outros, sofrem com a enchente, ocasionada, por nós seres humanos.

Motivos para que isso ocorra, é que não faltam:

  • A interferência humana sobre os cursos d'água, provocando enchentes e inundações, ocorre em variadas formas.  Mas, quase sempre, essa questão está ligada ao mau uso do espaço urbano.
  • O grande problema,  para as enchentes é a POLUIÇÃO, causado tanto pela ausência de consciência por parte da população quanto pela inépcia dos órgãos públicos, que não investem na coleta de lixo e distribuição de lixeiras. E na falta de recursos tanto de dinheiro quanto de profissionais, para trabalhar na Educação Ambiental, como em escola, empresas, comunidades entre diversos lugares.
  • Outro grande motivo e o maior de todos é na  impermeabilização do solo. Com a pavimentação das ruas e a cimentação de quintais e calçadas, a maior parte da água, que deveria infiltrar no solo, escorre na superfície, provocando o aumento das enxurradas e a elevação dos rios. 
  • Citei alguns dos inúmeros motivos, para as grandes enchentes. Há pesquisas aprofundadas sobre este assunto, de grande valia, para o conhecimento humano.
E assim, vamos preservar ao máximo o meio ambiente.

E  esperar para ver o que acontece nessa semana chuvosa.

Abraços;
Alana 

Comentários

  1. O pior de tudo que as pessoas que estão passando por este problema das enchentes, sabem as causas e o que devem fazer. Mas não fazem. Não entendo isso. Vamos cuidar e denunciar as coisas que o homem faz contra nosso planeta.
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas